Você sabe o significado do Círio Pascal?

Muitos são os símbolos da fé cristã, mas um dos mais importantes é o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo. A palavra “círio” vem do latim “cereus”, de cera, o produto das abelhas. Se trata de uma grande vela, adornada com a cruz, que representa a redenção. Ele é também “decorado” com outros elementos durante a Celebração da Luz, na Vigília Pascal, quando o sacerdote realiza a bênção do fogo.

Antes de ser aceso, o Círio representa o Cristo morto. O sacerdote faz uma cruz no seu centro para configurá-lo a Jesus Cristo. Em seguida ele grava o Alfa e o Ômega (primeira e última letras do alfabeto grego), para indicar que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas. Por último grava-se os números do ano em curso, para significar que Cristo vive hoje para nós.

Durante a Vigília Pascal, na procissão de entrada, se canta por três vezes a aclamação ao Cristo: “Eis a Luz de Cristo. Demos graças a Deus”, enquanto progressivamente vão se acendendo as velas do presentes e as luzes da Igreja. Cristo é a Luz do mundo.

Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal tem também o da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz: “Aceita, Pai Santo, o sacrifício vespertino desta chama, que a santa Igreja te oferece na solene oferenda deste Círio, trabalho das abelhas. Sabemos já o que anuncia esta coluna de fogo, ardendo em chama viva para glória de Deus… Rogamos-te que este Círio, consagrado a teu nome, para destruir a escuridão desta noite”.

O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o tempo Pascal, convém que o Círio seja dignamente conservado no batistério. O símbolo também é usado durante os batismos e as exéquias, quer dizer, no princípio e no término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna.