A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério. Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária.
OS OBJETIVOS DA VISITA PASTORAL PODEM SER ASSIM DEFINIDOS:
- Reavivar a comunhão eclesial, o compromisso missionário e a corresponsabilidade pastoral em nossa Igreja particular;
2. Avaliar a caminhada à luz das orientações, diretrizes, prioridades e projetos pastorais de nossa Diocese;
3. Estimular os presbíteros, diáconos e religiosos(as), bem como os cristãos leigos e leigas a assumir a “pastoral de conjunto”, em clima de verdadeira comunhão e participação;
4. Fomentar diálogo com lideranças, organizações e movimentos da sociedade civil. Para que a Visita Pastoral produza os frutos desejados, é preciso que ela seja bem preparada, com a devida antecedência.
Pode haver um tríduo que ajude os fiéis a compreender o significado da Igreja particular, o ministério do Bispo e o sentido da comunhão, missão e participação na Igreja.
- A Visita Pastoral é um momento propício para maior encontro e convivência do Bispo com o Pároco ou Administrador Paroquial. Sejam aproveitados todos os momentos para o contato pessoal e fraterno do Pastor com os outros Presbíteros, Diáconos e Religiosos(as) onde houver; Além das celebrações litúrgicas, devem constar do programa:
- Encontro Paroquial com a participação do Conselho Pastoral Paroquial, conselhos das comunidades, equipes de serviço, ministros, pastorais específicas, movimentos apostólicos, associações religiosas e outras entidades eclesiais;
- Reunião com o Conselho Econômico Paroquial, para a qual podem também ser convidadas as pessoas ou equipes encarregadas pelas finanças e os responsáveis pelo dízimo das comunidades;
- Visita às dependências da Paróquia e à secretaria paroquial para o exame dos livros e arquivos. Fica a critério do Pároco, com o Conselho Paroquial, a programação de encontros (por exemplo, com autoridades, lideranças), ou visitas a lugares, pessoas ou ambientes (Prefeitura, Câmara, Fórum, presídio, hospitais, escolas, fábricas, bairros carentes) ou contatos com alguma experiência pastoral significativa, de acordo com a realidade de cada Paróquia, mediante prévio entendimento com o Bispo.
A Visita Pastoral deve ser um evento marcante na vida da Paróquia e da localidade, como uma das formas privilegiadas de presença pública da Igreja. É recomendável que o encerramento da Visita Pastoral seja com uma grande celebração, envolvendo, sempre que possível, as várias comunidades da Paróquia. Ao final, apresente-se ao Bispo o livro de tombo da Paróquia a fim de que aí seja lavrado o termo da Visita Pastoral.
Após a visita, o Conselho Pastoral Paroquial faça uma avaliação de sua preparação e realização e procure encaminhar as orientações deixadas pelo Bispo. Essa avaliação deverá ser enviada ao Bispo, após a Visita Pastoral. Antes de ser publicado, o programa da Visita Pastoral deve ser submetido à apreciação do Bispo.
5. Com a participação do Pároco e do Conselho Pastoral Paroquial deve ser elaborado o relatório da Paróquia a ser apresentado no Encontro Paroquial e entregue ao Bispo.
CONFIRA AS DATAS DAS VISITAS PASTORAIS EM 2023
23 a 26 de Março – Paróquia N.Sra da Conceição – Prados
18 a 21 de Maio – Paróquia Nossa Sra de Nazaré – Nazareno
09 a 11 de Junho – Catedral Basilica de Nossa Sra do Pilar
06 a 09 de Julho – Paróquia Nossa Sra Aparecida – Lavras
20 a 23 de Julho – Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos
10 a13 de Agosto – Paróquia de São José Operário – Tejuco
28 a 30 de Setembro e 01 de Outubro – Paróquia de Sant’Ana – Barroso
19 a 22 de Outubro – Paróquia Nossa Sra. do Porto da Eterna Salvação – Andrelândia
16 a 19 de Novembro – Paróquia de São Sebastião – Santa Cruz de Minas
14 a 17 de Dezembro – Paróquia Nossa Sra da Conceição – Carrancas






