Associado ao Bom Samaritano, São Cristóvão é festejado em Nazareno

A liturgia do último domingo, 10, exaltou a misericórdia, a compaixão e a boa ação para com o próximo, tarefa essa realizada com muito êxito pelo bom samaritano, personagem principal da parábola contada por Jesus. Em Nazareno, a figura da história foi associada a de São Cristóvão. Na ocasião, a paróquia festejava o patrono dos motoristas.

As ações do bom samaritano foram refletidas na vida de Reprobus (ou Cristóvão), um homem dotado de força que a usava para ajudar as pessoas à atravessarem um rio quando a necessidade vinha sobre elas.

Questionador perante a qual Deus deveria servir, um dia foi surpreendido por transportar pelo rio uma criança pesada e ao indagar ao pequeno menino quem ele era recebeu como resposta que ele carregava sobre seus ombros o dono do mundo, Jesus Cristo.

Ao consagrar sua vida a Deus, seguiu sua missão de ajudar as pessoas sem distinção alguma e teve seu nome mudado para Cristóvão, aquele que conduz Cristo.

Pela manhã, uma missa foi presidida em honra aos motoristas. Durante a celebração, foram abençoados as carteiras de habilitação e chaves de veículos.

Encerrado o rito, os fiéis saíram em procissão motorizada pela cidade. Com buzinas, os motoristas manifestam sua devoção ao santo e a importância de seguir seu exemplo e transporta Cristo.

Colaboração: Rodrigo Augusto (Pascom)
Fotografias de Gessica Heloiza e Luan Braz (Pascom)