Diocese inicia processo sinodal com orações ao Espírito Santo

O Papa Francisco convocou para outubro de 2023 o Sínodo dos Bispos, que terá como tema principal: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, mas o processo sinodal já teve início em outubro de 2021 para garantir a participação de toda Igreja e não somente os bispos. Na Diocese de São João del-Rei a abertura oficial do Sínodo foi realizada na manhã de terça-feira, 08, na igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes. A celebração foi conduzida por Dom José Eudes Campos do Nascimento e reuniu padres, religiosos, seminaristas e leigos para um momento de oração e invocação ao Espírito Santo.

Logo no inicio das orações, Dom José Eudes convidou todos a viver o caminho da sinodalidade, reforçando o pedido do Santo Pontífice. “A Igreja inteira é convidada a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão. Caminhando lado
a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e abrir-se à missão. Caminhar juntos é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário”.

O comentário do Bispo foi sucedido pela invocação ao Espírito Santo e o pedido de auxilio diante desse trabalho de abertura especialmente do coração. Esta oração convida o Espírito Santo a trabalhar em cada pessoa, para que possa ser uma comunidade e um povo de graça. Assim, para o caminho sinodal de 2021 a 2023, foi proposta a seguinte versão simplificada da oração “Adsumus Sancte Spiritus”, de modo que qualquer grupo ou assembleia litúrgica possa rezá-la mais facilmente:

Espírito Santo! Eis-nos aqui, diante de Vós, reunidos em vosso Nome. Nosso defensor, vinde, ficai conosco; tomai posse do nosso coração. Mostrai-nos o destino, caminhai conosco, conservando-nos em comunhão. Ai de nós, pecadores, se cairmos na confusão! Não o permitais. Iluminai a nossa ignorância, libertai-nos da parcialidade. Senhor que dais a vida, em Vós, a unidade, convosco, a verdade e a justiça; em marcha até à vida sem ocaso: nós vos suplicamos. Vós que soprais onde e como desejais, a todos dando a possibilidade de passar, com Jesus, ao Pai: nós vos adoramos, agora e sempre. Amem.

Além de orações, o momento foi de escutar a Palavra de Deus. Através da passagem retirada do Livro dos Atos dos Apóstolos (At. 10, 23-36), os participantes puderam refletir um pouco sobre o episódio da conversão de Cornélio e seus encontro com Pedro. O texto do Novo Testamento fala sobre o acolhimento e o diálogo, pontos significativos para o processo sinodal.

Após as preces e o pedido de proteção à Virgem Maria, os participantes se deslocaram para o Salão Irmão Sol para uma manhã de estudo e formação.