Fiéis celebram Nossa Senhora da Saúde em São João del-Rei

Aos pés da imagem de Nossa Senhora, diversos fiéis passaram pela Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei, para pedir a proteção e cuidado com a saúde. Agradecimentos também não faltaram durante a programação da festa. No último domingo, 14, houve celebração de missa e benção de rosas.

Durante a celebração da missa festiva, monsenhor Dirceu lembrou das várias vítimas da Covid-19 e sobre a devoção mariana. “Sabemos como é preocupante a situação da saúde. estamos quase saindo de uma pandemia e vemos o impacto de tudo isso, principalmente em relação a saúde mental e até mesmo saúde espiritual. Nossa Senhora é um grande exemplo para nós e por isso pedimos a sua intercessão. A saúde nos salva da depressão, do vazio. Tem dia que a cruz é demasiadamente pesada e o que nos fortalece é a nossa devoção a Maria”, pontua.

A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI. No verão de 1569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debelar o mal. O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora.

Em 1570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a Nossa Senhora pelos benefícios. Em festiva procissão, levada em rico andor, a bela imagem da Virgem Maria recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde. De Portugal, esta invocação veio para o Brasil, sendo as primeiras imagens trazidas de lá para Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.