Missa na Serra São José marca caminhada juvenil em São João del-Rei

A manhã de domingo, 15, foi marcada pela fé e espírito esportivo para muitos paroquianos de Matosinhos. Com o objetivo de celebrar a Páscoa e se aventurar em meio as trilhas da Serra São José o evento contou, além da caminhada ecológica, com missa e reflexão.

Segundo padre Jorge Wilson, um dos organizadores do evento, a experiência de celebrar o terceiro domingo da Páscoa com os jovens em meio a natureza foi muito positiva. “Tivemos a oportunidade de refletir sobre a vida, dom de Deus, manifestada naquela paisagem tão significativa. A própria caminhada nos possibilitou grandes momentos de reflexão. E o momento de partilha enriqueceu nossa amizade. Foi maravilhoso”.

Durante o trajeto, pausas para descanso, reflexão e oração. “Ao longo do caminho trocamos experiências de vida e tentamos enriquecer a vida das pessoas com reflexões sobre a nossa fé católica. Acima de tudo fomos em espírito de alegria e isso contribui e muito para o processo de evangelização”, explica o sacerdote.

Integrante da Juventude Missionária, Flavinha Nascimento vê tais eventos como uma forma de aproximar a juventude da Igreja e propor novas reflexões. “Entramos em contato com a natureza que é obra de Deus e, ao caminharmos, meditamos sobre nossas atitudes no dia a dia, além de se tornar uma oportunidade de confraternização entre os integrantes da paróquia. Acho que esses eventos conseguem alcançar e motivar pessoas que não estão muito assíduas na igreja”.

Pensamento similar da integrante do Vinde Vede, Mariana Costa. “Acho que eventos como esse ajudam no crescimento da nossa fé, a partir do momento que você esquece um pouco da correria cotidiana e entra em contato com a beleza natural da serra e suas paisagens. É uma oportunidade de encontrar se consigo mesmo e refletir sua fé, orar e estar em união com a natureza e as pessoas em sua volta. Celebrar a missa em um local diferente também é uma maneira de se livrar dos automatismos, perceber os momentos de uma forma diferente e vivenciar a eucaristia de um jeito novo, o que também ajuda no fortalecimento e renovação da fé”, explica.

Fotos: Pamela Silva