Monsenhor Juvenal: um grande exemplo a se seguir

Muitos de nós podem pensar que a vida de padre pode ser boa. Certo aquele que pensa assim! Mas ao longo dessa caminhada muitos desafios são enfrentados por aqueles que desejam se doar inteiramente aos desígnios do Senhor e assim participar do seu ministério sacerdotal.

Há 64 anos, no dia 1.º de dezembro, um jovem dava o seu sim para o serviço presbiteral. Juvenal Vaz Guimarães Filho, natural de São João del-Rei, era ordenado sacerdote. A sua caminhada começou muito antes deste dia. Ainda adolescente ingressou-se no Seminário Menor de Mariana atendendo um chamado de Deus, em março de 1945. Após sete anos de intenso estudo foi para o Seminário Maior São José em Mariana.

Neste tempo a Diocese de São João del-Rei ainda nem fora criada, pertenciam as suas paróquias existentes a arquidiocese de Mariana. Durante muitos anos se dedicou ao preparo do seminário e assim concluindo a sua formação. Na cerimônia o eleito se pôs diante do bispo e dos sacerdotes e pelas mãos de Dom Daniel Tavares Neves foi ungido e assim tornou-se presbítero. A sua primeira missa solene em São João del-Rei aconteceu no dia 12 de dezembro de 1957.

Arquivo Paróquia São Gonçalo, Ibituruna | Vídeo Padre Admilson Heitor de Paiva

No começo da sua caminhada foi enviado para trabalhar como vigário coadjutor na paróquia de São José Operário, em Barbacena, hoje Basílica de São José Operário. Foi vigário substituto na recém-criada paróquia de São José, em São João del-Rei. Com a criação da Diocese de São João del-Rei, em 1960, foi pároco da paróquia de Sant’Ana, em Barroso-MG no ano de 1963. Exerceu a sua administração até o ano de 1967. No dia 09 de  junho de 1969 foi transferido para a paróquia de São José, em São João del-Rei, tornando-se o quarto pároco e com maior tempo de administração. Se dedicou ao serviço por cerca de 42 anos. Em 15 de março de 2011, se tornou emérito.

Durante a sua caminhada, o Monsenhor Juvenal exerceu diversos serviços na diocese, foi vice-reitor no Seminário São Tiago no biênio 1967/68. Em Abril de 1988 recebeu a nomeação, por Dom Antônio Mesquita, de Vigário Geral da Diocese, ficando na função até Maio de 2007. Com a sede vacante, foi eleito Administrador Diocesano até a posse de Dom Waldemar Chaves de Araújo. Além de coordenar alguns movimentos e pastorais, recebeu o título de Monsenhor e ao longo dos anos tornou-se um grande amigo de várias paróquias da região.

Monsenhor Juvenal parte para o encontro de Deus, mas com a certeza da missão realiza. Agora, junto de Cristo e de São José, passará a interceder por todos.

veja também:

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).