Ordenação Diaconal de Daniel Josino será no sábado, dia 05 de fevereiro

Faltam menos de 10 dias para a Ordenação Diaconal de Daniel Nicodemos Josino, seminarista da Diocese de São João del-Rei. A cerimônia, que vai acontecer no dia 05 de fevereiro, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, será um passo ainda maior na caminha vocacional do jovem. A data ainda marca o início das comemorações dos 60 anos de criação do Seminário São Tiago, celeiro de vocação na região.

Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

Segundo Daniel, a expectativa é grande para a ordenação diaconal. “Ao longo desses dias, estando em retiro espiritual, posso perceber através das diversas reflexões propostas, que de fato será um dia de muita emoção, pois desejo que a graça de Deus penetre em mim a fim de poder servi-lo com todo meu ser. Por isso, a proximidade da ordenação enche meu coração de alegria e disposição para me entregar inteiramente ao ministério que se aproxima. Dessa forma, espero com muito caridade, espírito de oração e humildade a chegado desse grande dia em minha vida”, explica.

A cerimônia é a concretização de um sonho de infância, quando Daniel já sentia a inquietação e o desejo de ser padre. “Acredito que esse chamado do Senhor, o percebo desde quando era criança, porém, só respondi de fato na juventude. Logo quando terminei o ensino médio quis realizar os encontros vocacionais em nossa Diocese, mas na época não fui capaz de responder com verdade e abertura de coração a esta bela vocação. Todavia, depois de um tempo, motivado por uma inquietação sempre crescente; principalmente devido aos trabalhos na pastoral da Igreja, decidi novamente tentar ingressar no seminário diocesano, e, com a graça de Deus, dou este passo importante na concretização desse sonho”.

E se engana quem acredita que a jornada é fácil. Pelo contrário, existem momentos de tribulação e diversas provações. Mas o jovem confirma que vale a pena persistir. “Vale muito a pena dizer sim ao Senhor Deus! Embora as dificuldades existam, elas servem para nos fazer crescer. Penso que são como que um luzeiro que nos mostra a face de Cristo, pois em meio as dificuldades sempre podemos nos aproximar dele com coragem para escutar a sua voz. Também, não posso me esquecer da sempre presente materna intercessão de Maria, forte sustentáculo na hora das dúvidas e provações. Por isso digo com muita sinceridade que valeu muito a pena dizer sim ao chamado do Senhor! Assim sendo, convido você jovem, que sente esta inquietação a se abandonar com coragem no Coração de Jesus, tenha certeza, ele o sustentara na caminhada”.

A cerimônia vai acontecer no dia 05 de fevereiro, as 09 horas, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Paróquia da Catedral do Pilar e pelos meios de comunicação da Diocese. “Gostaria de convidar a todo o povo de Deus e aos amigos na fé e na vida para celebrarem comigo esse grande marco em minha vocação em que me doarei a Cristo e a Igreja, seja de forma presencial ou remota, sua presença muito me alegrará. Por fim, peço que rezem por mim, para que eu me mantenha fiel ao propósito que estou para abraçar! Contem sempre com minha amizade e preces”.