Pastoral Familiar realiza tarde de formação sobre “Casos Especiais”

A Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar promoveu no último sábado, 23, a formação para agentes da Pastoral. O conteúdo da formação foi baseado no subsídio “Setor Casos Especiais”, elaborado pela Comissão Nacional de Pastoral Familiar. O evento aconteceu na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matozinhos, na cidade de São João Del Rei, e contou com a presença de 100 agentes da pastoral familiar, representando três forânias da diocese: Nossa Senhora do Pilar, Senhor Bom Jesus de Matosinhos e Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o Assessor Diocesano da Pastoral Familiar, padre Cristiano de Assis, scj, a iniciativa desse trabalho pastoral é fruto das reflexões das assembleias e encontros da Pastoral Familiar, dos documentos da CNBB Regional Leste II e da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”.

“A Coordenação da Pastoral Familiar Diocesana ao desenvolver esse encontro formativo cumpre os seus propósitos pastorais de colocar em prática as prioridades: “família e a formação dos leigos” que são proposições da ação pastoral da Diocese. Contamos com a ajuda e a acolhida dos párocos, dos casais das paróquias que participam da Pastoral Familiar e dos movimentos para casais, para que juntos possamos conhecer os documentos do magistério da Igreja e acompanhar, discernir e integrar na comunidade os casais divorciados que vivem uma nova união”, conclui o sacerdote.

Dentre os temas trabalhados destacaram as realidades do ‘Setor Casos Especiais’ e a acolhida e integração dos casais divorciados, que estão em uma nova união. A dinâmica de apresentação se deu através de momento de espiritualidade, palestras, animação musical, dinâmica de grupo, espaço para debates e por fim mostramos os novos caminhos pastorais e orientações de como estrutura e organizar o “Encontro de Casais, com Jesus Bom Pastor” nas paróquias da diocese.

“É importante esclarecer que a população atendida, pelo “Setor Casos Especiais”, está diluída em todo o conjunto de famílias que é objeto de atendimento da Pastoral Familiar. Praticamente toda família, ao menos em um ou outro momento, vive alguma forma de dificuldade que oportuniza o atendimento de Casos Especiais”, explica padre Cristiano.

As outras três forânias da Diocese irão receber essa formação no dia 04 de agosto, na cidade de Lavras.

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).