Pontifício Conselho abre concurso para logotipo oficial do Ano Santo

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério responsável pela organização do Jubileu de 2025, lançou um concurso para a realização do logotipo oficial do Ano Santo. O concurso, “aberto a todos”, começou nesta terça-feira, 22 de fevereiro, e termina em 20 de maio próximo.

Indivíduos ou grupos podem participar para realizar a imagem símbolo que será impressa em papel, plástico, tecidos, tapeçaria, adesivos, aparelhos e dispositivos de pequenas e grandes dimensões. Uma tarefa importante, considerando que o logotipo “expressa a identidade e o tema espiritual particular de cada Ano Santo, contendo o significado teológico em torno do qual se desenvolve e se realiza este evento histórico”, conforme sublinha numa nota o presidente do dicastério vaticano, dom Rino Fisichella.

Os requisitos do logotipo

No regulamento divulgado nesta terça-feira, o Pontifício Conselho pede que o logotipo/marca, o lema e os demais elementos cumpram determinados requisitos, ou seja, que sejam “simples e intuitivos; únicos, originais e inéditos”, adaptáveis a diferentes tamanhos para impressão e aos formatos digitais de vários sites e redes sociais, utilizáveis em cores e em preto e branco, reconhecíveis e característicos, em latim, mas adaptáveis nas diferentes línguas principais.

Coerente com a mensagem teológica

Acima de tudo, pede-se que os elementos do logotipo sejam “coerentes” com a mensagem teológica deste Ano Santo, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”. A esperança, sublinha o Pontifício Conselho num comunicado, é certamente “a pista privilegiada” na qual os participantes se inspirarão. “O logotipo do Jubileu transmite simbolicamente uma mensagem de forma imediata e apropriada, e é uma expressão tanto da universalidade da mensagem da Igreja quanto das necessidades espirituais particulares de nosso contemporâneo, que encontra conforto nesta mensagem, inspirada pelo tema da esperança”.

Em maio, um comitê de seleção avaliará todos os trabalhos apresentados que, em breve, os concorrentes poderão carregar digitalmente no site oficial www.iubilaeum2025.va.

Fonte: vaticannews.va