Entre os dias 26 e 29 de junho aconteceu no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. O evento anual, reúne bispo e presbíteros no local situado à 75 km de Belo Horizonte e 19 km de Ouro Preto, para momentos de oração, cuidado espiritual e encontro com Deus.
“O retiro é sempre um bom momento para se dar uma pausa com nossa rotina e buscar ter um contato íntimo com Jesus Cristo. Podemos, assim, rezar ao longo desses dias”, destaca o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
Este ano o pregador foi Frei César Cardoso de Resende, OCD, e, através de meditações, trabalhou “O dinamismo da caridade na vida do ministro ordenado”, levando os presbíteros a um profundo discernimento sobre sua vocação, seu chamado e o exercício do seu ministério. “Tive a grata satisfação de orientar os exercícios espirituais do clero da Diocese de São João del-Rei na casa das irmãs salesianas que leva o sugestivo nome de “retiro das rosas”. As rosas, na simbologia de muitos santos, são o sinal das graças divinas. O retiro anual dos padres e diáconos junto com seu bispo diocesano, é um momento de graças. O Espírito nos conduz ao deserto para falar-nos ao coração, renovar-nos no seguimento do Senhor e reanimar-nos na missão. Durante estes dias meditamos sobre a caridade, dom dos dons, como força e dinamismo da nossa vida, dom pelo qual todas as obras cobram sentido, inclusive as mais humildes e pequenas, afinal de nada adianta os mais nobres atos se amor não houver. A 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios nos guiou, como luz a irradiar-se sobre os muitos desafios que a missão do ministro encontra em sua faina diária. A caridade é a grande chave que abre as portas do coração do Senhor e dele faz jorrar força e entusiasmo para superar as dificuldades que cada um encontra na própria vida e na vida cheia de bons desafios das nossas comunidades”, pontua o pregador.
Para o religioso, o momento também foi de alegria e confirmação. “Ter convivido com nossos pastores durante estes dias me fez sentir interiormente feliz por perceber a alegria de cada um em ter sido chamado a vocação tão sublime, o entusiasmo e a participação tão vibrante em cada momento de oração proposto, no canto cheio de força, no desejo intenso de renovação interior. Agradeço imensamente a oportunidade a mim dada por dom José Eudes e a acolhida de cada um. Que abunde em muitos frutos para a vida de toda nossa Diocese este mergulho do nosso amado clero no amor de Deus que não cessa de ser derramado em nossos corações (cf. Rom. 5,5)”.
Além das pregações, a programação contou, ainda, com adoração ao Santíssimo, oração do terço, confissões, missas, laudes e partilhas. “O retiro sempre nos coloca na dinâmica do deserto, tal como Jesus, ao ser impelido pelo Espírito Santo, alcançou ali o preparo espiritual para assumir sua missão. Longe da rotina, tivemos a oportunidade de olhar, para nós mesmos e para o nosso ministério, buscando, assim, um novo ardor para a relação com Deus e para o serviço junto à comunidade. Mesmo estando ainda no início de meu ministério presbiteral foi muito proveitoso tudo o que o retiro ofereceu”, enfatizou Padre Ronan Jesus da Costa Silva, com seus 4 meses de caminhada sacerdotal.
Ao final da experiência, um saldo positivo. “O Espirito nos conduziu neste dias para renovar, nossa vida, nossa espiritualidade, nosso sacerdócio. Com certeza este retiro fez nosso coração arder. E reacende a chama do dom de Deus em nós. Agora voltamos para nossas casa, paroquias, abastecidos para continuarmos testemunhando Nosso Senhor Ressuscitado. Rogamos a Nossa Senhora do Pilar, mãe amorosa do clero e apoio seguro, padroeira da nossa Diocese, ela que se deixou conduzir pelo Espirito, que nos ajude anunciar a todos a mensagem de salvação”, conclui Padre Marcos Alexandre, Representante Diocesano dos Presbíteros, em sua mensagem de agradecimento.
VEJA TAMBÉM:
Retiro Espiritual do Clero fala sobre a figura de Deus amor e as 3 virtudes teologais
2º dia do Retiro do Clero faz reflexão sobre o amor e realiza Celebração da Misericórdia
3º dia do Retiro do Clero fala sobre perdão e têm Adoração ao Santíssimo Sacramento
Imagens: Padre Rondineli Cristino | Assessor Diocesano de Comunicação